free hit counter

Reciprocidade importa

Depois que você enxerga o seu valor, você não permite que algumas situações continuem se repetindo na sua vida.

by 

Como anda os seus relacionamentos? Aqui, me refiro no geralzão mesmo. Amizades, líder no trabalho, família, namorado(a), esposo(a)… As pessoas com quem você mantém contato diário.

Agora, uma outra pergunta: Você já reparou no nível de atenção que eles te dão? Sente que é verdadeiro ou é algo que deixa a desejar?

Estou fazendo essas perguntas devido aos últimos aprendizados. Não tem jeito, gente! As relações interpessoais têm que ser recíprocas! Não dá pra gente ser babá do outro ou, sei lá, psicólogo. Nutrir uma relação unilateral, sabe?  

A soma é simples de entender: eu te dou atenção + você me dá atenção = somos amigos, parceiros de vida.

Tem se falado muito na internet sobre o outro dar sinais de que se importa ou não. Caso a gente fique aguardando esse start ou se esforçando demais pra caber na vida do outro, melhor recolher os trapos e ir pra perto do que é recíproco.

No meu caso, eu tenho local de fala, porque já quebrei a cara em muitos níveis. Alguns deles posso até listar:

  • Ler milhares de autores independentes, pequenos, e eles sequer darem um like num tweet meu;
  • Apoiar amigos em seus projetos e quando compartilhar algo meu, sentir uma energia estranha;
  • Compartilhar um problema que estou enfrentando com amigos e eles logo mudarem de assunto, não se aprofundando na questão;
  • Insistir para que o outro me chame para socializar em turminhas de trabalho;

E a lista segue junto com os tombos. Mas com autoconhecimento e autovalorização é possível mudar esse quadro. Pra melhor, claro.

LIMITES

Depois que você enxerga o seu lugar, valor, grandeza e progressos, você não permite que algumas situações continuem se repetindo na sua vida. E, como uma amiga me disse outro dia, quando se entende a sua importância, você  começa a mostrar ao outro limites.

Acho que a palavra perfeita é justamente essa: limites.

Coloque em suas relações limites para entender até onde vai determinada causo, porque só assim você enxergará onde o outro pode estar extrapolando ou, quem sabe, faltando.

Da mesma forma, doe-se à tudo o que você acha importante e quer manter na sua vida. Ouça com empatia, saiba o momento certo de falar e o que falar. Seja recíproco com quem te faz bem.

Loading

4 comments

  1. esse post é muito importante… o mais engraçado é que vejo muita gente falando sobre reciprocidade mas esquecem de ser recíprocos…
    e sobre o famoso “fazer sem esperar nada em troca” é valido só até um ponto, eu não tenho mais medo de me afastar, amigo que só me chama qnd precisa? não preciso ter na minha vida. amigo que só eu vou atrás e que nunca me pergunta como eu to? sequer é meu amigo de verdade…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *